CompararComparando...

Para que serve a celulose química?

Lendo Agora
Para que serve a celulose química?

A celulose da qual vamos falar aqui é a química, que vem das plantas e tornam-se produtos e subprodutos para toda a indústria do país. Portanto, não estamos falando da celulose do corpo humano e sim da química. Mas, afinal, para que serve a celulose química?

Na tradução mais simples, a celulose é um composto orgânico caracterizado pelas fibras dos vegetais… Ao passo que a principal fonte de celulose para fazer papel é a madeira.

De forma simples: temos a madeira, que é composta por celulose, que é usado para fazer o papel. Bem simples entender isso, não é?

Então, para que serve a celulose? Para fazer papel pode ser uma das respostas…

Mas existem muitas outras, que vamos citar no último tópico deste artigo.

Para terminar essa introdução, podemos considerar também uma curiosidade sobre a celulose: ela foi descoberta em 1838 pelo químico da França Anselme Payen, que foi quem determinou a fórmula química.

De onde vem a celulose?

No Brasil, a produção de celulose a partir da madeira é totalmente viável, tantos em termos sustentáveis quanto econômicos, considerando o cultivo das florestas e os processos industriais.

Para que serve a celulose

Dessa forma, a fibra de madeira mais usada para produzir papel vem do pinus e do eucalipto, considerando também que para fazer papel as fontes mais preferidas são as fibras longas, que tem resistência mecânica mais elevada.

Portanto, de onde vem a celulose?

Vem dos vegetais, sendo que no caso do papel, ela vem do pinus e do eucalipto.

Mas, também é possível que a celulose venha do coco, da cana-de-açúcar e muitos outros vegetais presentes no mundo.

O fato é que o processo é quase sempre o mesmo: etapa florestal, preparação, obtenção da celulose, secagem, acabamento… Todo esse processo é feito de maneira química, por isso, celulose química.

Para que serve a celulose na indústria?

Até agora falamos da produção de papel como fim do uso da celulose, mas você sabe para que serve a celulose na indústria, além de fazer papel?

São muitos os usos, mas podemos pensar em alguns mais objetivos, como: a produção de tecidos, comprimidos, estabilizantes de alimentos industrializados, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção, entre outros.

Aqui podemos falar em subprodutos da celulose também, que é um campo que está crescendo muito e tem tornado a celulose como principal produto, levando em conta sua pluralidade.

Da redação

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
40%
Curti
60%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário