CompararComparando...

Pesquisa do Cipem revela valor menor na pauta da madeira

Lendo Agora
Pesquisa do Cipem revela valor menor na pauta da madeira

05/02/2015 – A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso) publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado com os novos valores da Pauta da Madeira, que é o preço mínimo estabelecido pela Sefaz para venda e que serve de base de cálculo para os impostos, nas operações relativas à madeira serrada, beneficiada e industrializada e que será reduzida à pauta fiscal dos percentuais indicados na lei.

Um estudo do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), encomendado pelo Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), revelou que o valor a ser utilizado está em consonância com a realidade do segmento florestal. A pesquisa foi realizada para saber a verdadeira realidade do setor para que a pauta fosse baseada. O valor a que o estudo chegou ficou estipulado em 3,4% a ser aplicado linearmente.

Cipem

De acordo com o presidente do Cipem, Geraldo Bento, com o estudo foi possível demonstrar a situação dos valores dos produtos madeireiros, o qual setor tem imensa dificuldade em reajustar seus produtos em virtude do custo operacional, da legislação tributária, logística e morosidade nos processos ambientais. Todos esses são fatores que levaram muitos empresários a diminuírem a produção. Dessa forma impactaram o mercado e a economia estadual.

“Desta vez, a Sefaz teve a sensibilidade de entender este quadro, que culmina com a tão sonhada redução na arrecadação e o reajuste ficou razoável para ambas as partes”, avalia.

Bento acrescenta que o mais importante é que, com o PDFS (Programa de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso), o setor pode voltar a crescer, pois tem hoje um governo pensando na política de desenvolvimento florestal. Sendo assim, será possível traçar metas futuras e a elevação da arrecadação, bem como o crescimento da economia madeireira e a verticalização da produção.

Fonte: Painel Florestal / Adaptado por CeluloseOnline

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário