CompararComparando...

Backer Ribeiro Fernandes – Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental no Brasil

Lendo Agora
Backer Ribeiro Fernandes – Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental no Brasil

04/02/2015 – O Licenciamento Ambiental no Brasil é uma exigencia legal para a implantação e instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Para que os projetos se viabilizem, é necessário que o empreendedor desenvolva um Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), e o apresente aos órgãos ambientais responsáveis para análise e emissão dos pareceres técnicos e das licenças ambientais: licença prévia, de instalação e de operação.

Inserido nos estudos ambientais (EIA’s), estão os Planos ou Programas de Comunicação que os empreendedores devem desenvolver para garantir a divulgação das informações e o debate do empreendimento com a sociedade, como previsto na legislação ambiental.

Numa análise rápida, percebemos que não há um eixo norteador para a elaboração dos planos de comunicação, e que cada empreendedor faz a sua maneira, seja por equipe própria, ou pela equipe da assessoria responsável pela elaboração do EIA/RIMA, ou inda por assessoria de comunicação contratada. Do mesmo modo, não há clareza na estratégia dos planos, pois cada um apresenta o que melhor lhe convém, desencadeando certa confusão com relação a objetivos, justificativa, estratégias, ações planejadas e resultados que diferem bem de um empreendedor para outro.

O artigo completo, escrito por Backer Ribeiro Fernandes, você lê no link abaixo.

bt_artigotec

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário