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Porto de Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais

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Porto de Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais

07/03/2012 – Peças gigantes espalhadas ao longo do cais e em pontos da área primária do Porto de Paranaguá. Para quem está acostumado a ver as cargas de granel e contêineres sendo movimentadas pelo Porto, estes equipamentos de grande porte têm mudado a paisagem de quem visita o terminal paranaense.

Na semana passada, mais uma peça gigante desembarcou em Paranaguá. Trata-se de uma prensa de 160 toneladas e 5,3 metros de altura, para a empresa WHB Fundição. Além da adaptação logística dentro do Porto, o transporte do equipamento também exige cuidados. Para levar a prensa até Curitiba, onde será instalada, será necessário um caminhão com 71 metros de comprimento.

Receber equipamentos desta magnitude já não é mais novidade no Porto de Paranaguá, que nos últimos meses recebeu peças destinadas a diferentes projetos de grande porte. Até meados de 2012, o porto receberá cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo, que está sendo feita em Três Lagoas (MS), da Eldorado Papel e Celulose, bem como peças da nova unidade da Arauco do Brasil. que está sendo instalada em Jaguaraíva, no Paraná.

“A facilidade de atracação, o calado, o tamanho de cais e a capacidade do piso são fundamentais para receber peças com esse porte diferenciado. Poucos portos no país oferecem as condições disponíveis em Paranaguá para estas operações”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron. “Temos feito um grande esforço para divulgar essa capacidade de infraestrutura e, ao mesmo tempo, oferecer novas facilidades aos operadores”, diz.

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