CompararComparando...

Produção de Biodiesel ainda enfrenta obstáculos no Brasil

Lendo Agora
Produção de Biodiesel ainda enfrenta obstáculos no Brasil

Falta de incentivos e políticas públicas são principais entraves que o setor enfrenta

05/04/2016 – A utilização de biocombustíveis ao invés de combustíveis fósseis tem contribuído para o bem do planeta. Dentre as fontes de biocombustíveis que mais se apresenta como uma alternativa limpa está o biodiesel, que por ser biodegradável e quase 100% renovável está entre as opções mais procuradas.

biodiesel

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o biodiesel de soja possui uma capacidade de 70% de reduzir os malefícios que os combustíveis tradicionais causam. Através das metas estabelecidas na Conferencia do Clima em Paris, o Brasil tem como missão aumentar ainda mais essa capacidade na prática.

Para que todas as metas em relação ao meio ambiente sejam cumpridas, não resta dúvidas que o país precisa criar políticas publicas que promovam e incentivem o uso continuado e definitivo dos biocombustíveis.

Dentre os problemas que o biodiesel enfrenta no país, o incentivo do governo para combustíveis fósseis ainda está entre o primeiro deles. A política em relação a exportação da soja vem logo em seguida, onde ela ainda é mais exportada do que utilizada como matéria prima dentro do país. A falta de infraestrutura também é um dos grandes problemas enfrentados pelo setor, pois a logística do biodiesel ainda não é totalmente eficiente.

A expectativa é que apesar de todos os problemas descritos, o setor comece a decolar agora com as metas exigidas em Paris. Ao tentar atingir a meta de redução de emissão de gases poluentes, provavelmente a produção de biocombustível no país deverá passar por grandes oportunidades, favorecendo o crescimento.

Fonte: Biomassa BR

Metris – rodape noticias
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário