CompararComparando...

Transformando as novas gerações há 23 anos, o programa socioambiental PACA traz em 2018 o tema Água

Lendo Agora
Transformando as novas gerações há 23 anos, o programa socioambiental PACA traz em 2018 o tema Água

A preservação dos recursos hídricos é o assunto do seminário de capacitação WestRock para professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina e Paraná.

Uma das iniciativas socioambientais de grande impacto promovidas pela WestRock, o PACA – Programa Aprendendo com a Árvore – aborda o tema “Água” na edição de 2018.

Entre os dias 08 a 10 de maio, a empresa dará início a um seminário de capacitação para aproximadamente 180 professores da rede pública de ensino de 14 municípios das regiões Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

Com propósito de inspirar novas gerações a serem ambientalmente responsáveis, preservando, cultivando e usufruindo de maneira sustentável os recursos naturais do planeta, o PACA oferece, durante a formação dos professores, conteúdo técnico pedagógico e atividades práticas.

As informações são repassadas por meio de ferramentas úteis para que os docentes possam replicá-los em sala de aula, conscientizando os alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O tema está alinhado a uma das iniciativas proativas de Sustentabilidade da WestRock: assegurar a gestão sustentável de água nas regiões onde está inserida.

Na sua área florestal em Três Barras-SC, por exemplo, a WestRock preserva mais de 3.000 nascentes de água e recupera cerca de 40 hectares de mata nativa por ano (porção equivalente a 40 campos de futebol).

Já na Fábrica de Papel, também em Três Barras, a empresa reduziu, nos últimos cinco anos, em 54% a demanda de água para a produção do HyPerform®, o papel fabricado pela empresa. Além disso, os efluentes da unidade são tratados em uma estação que possui 99% de eficiência.

“A sustentabilidade norteia nossas práticas, ao lado de nossos valores Integridade, Respeito, Responsabilidade e Excelência. É muito gratificante e recompensador podermos viabilizar iniciativas como essa, que por meio da multiplicação de conhecimento em rede impactam milhares de pessoas e transformam nosso mundo em um lugar melhor. Nós conseguimos unir o discurso e a prática, engajando toda a comunidade em ações sustentáveis e perenes, como o PACA”, resume Cynthia Wolgien, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock.

Iniciativa contribui para formação de gerações mais conscientes:

Desde 1995, quando a empresa trouxe ao país o programa de capacitação de professores a consciência de preservação dos recursos naturais gera frutos duradouros: ano após ano, docentes das redes municipal e estadual de Santa Catarina e Paraná participam de capacitações com foco em educação ambiental sobre diferentes temas, sempre relacionados à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), com material didático e infraestrutura para projetos práticos em sala de aula.

Nas edições de 2016 e 2017, mais de 27.000 alunos foram diretamente impactados pelas ações de mais de 300 docentes.

Em 2018, a expectativa é de impactar com o novo tema 12.000 alunos via 180 professores participantes dos municípios de Três Barras (SC),Canoinhas (SC), Major Vieira (SC), Porto União (SC), Itaiópolis (SC), Mafra(SC), Irineópolis(SC), Bela Vista do Toldo (SC), Calmon (SC) e Timbó Grande (SC), São Mateus do Sul (PR), São João do Triunfo (PR), Antonio Olinto (PR) e Paulo Frontin (PR).

WestRock apoia os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para Transformar o Mundo 

O tema anual do seminário PACA é definido a partir de três premissas: conexão com a Educação Ambiental, sugestões dos professores envolvidos e a ligação com a agenda da ONU.

Desde 2016, os seminários têm como tema os 17 Objetivos e Metas de estímulo ao Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para o período de 2015 a 2030.

Em 2016, o Seminário PACA apresentou à comunidade escolar os então recém lançados 17 Objetivos da ONU com seus diferentes aspectos no desenvolvimento sustentável e das inúmeras possibilidades de trabalho em sala de aula.

Em 2017, o tema da Biodiversidade e Jardins Nativos esteve no centro da formação, alinhado ao objetivo 15 da ONU de “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

Os materiais didáticos disponibilizados pela WestRock incluíram mudas de espécies ornamentais nativas e sementes para a instalação de um miniviveiro, cultivado e preservado pelos alunos no ambiente escolar.

Já em 2018, o tema de recursos hídricos se conecta ao sexto ODS da ONU: “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

A temática está também no centro dos mais recentes debates sobre Sustentabilidade, a exemplo do Fórum Mundial da Água, que aconteceu em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março.

Da redação

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário