CompararComparando...

Projeto da INFLOR e Veracel aprimora capacidade de estimativa de produtividade

Lendo Agora
Projeto da INFLOR e Veracel aprimora capacidade de estimativa de produtividade

Novo projeto da INFLOR em parceria com a Veracel permite que variáveis, como clima, solo e outros, sejam usadas para prever as condições de cresimento de suas florestas.

Em um cenário de incertezas climáticas, a obtenção de estimativas confiáveis da produtividade futura dos plantios é um dos grandes desafios das empresas florestais. Nesse sentido, o uso de modelos baseados em processos tem se mostrado uma importante ferramenta para o entendimento tanto do risco climático como também do efeito de práticas silviculturais sobre o crescimento. Uma parceria entre a INFLOR e a Veracel permitiu a construção de uma solução customizada que integra informações de solo, clima, material genético e manejo, com o objetivo de atender a demanda da empresa sobre o entendimento do crescimento de suas florestas.

Baseado no Modelo 3PG (Physiological Principles Predicting Growth, Landsberg and Waring, 1997), a Veracel deu um passo além, parametrizando as equações do modelo às suas condições, em um projeto batizado de 3EV, (Modelo Ecofisilógico Espacializado do Eucalyptus na Veracel); e a INFLOR implementou a solução computacional e integrou esse modelo ao software de gestão INFLOR Forest, facilitando o acesso à informação.

Carlos Toloza, consultor da INFLOR que atuou no desenvolvimento da solução, explica que a ferramenta permite estimar a produtividade que os plantios teriam nos mais diferentes cenários climáticos, identificando potenciais de produtividade e os impactos do clima na produtividade dos plantios atuais. Uma outra importante aplicação da ferramenta é simular a produtividade em áreas potenciais para expansão sem histórico de inventários florestal.

Ainda de acordo com Carlos Toloza, como a ferramenta trabalha com uma resolução muito detalhada – “pixels” de 30m x 30m – são geradas imensas quantidades de dados, o que motivou a criação de ferramentas para facilitar o manuseio da informação e permitir identificar padrões e obter insights. “Considerando a escala, o acoplamento de várias fontes de dados internas e externas e o valor final gerado, podemos dizer que o 3EV já está na era do Big Data”, concluiu ele.

A informação sempre foi grande aliada da pesquisa e planejamento florestal e quanto mais exatidão oferece, mais confiáveis são os resultados. É isso que a solução 3EV vem oferecendo à Veracel, que tem fábrica no município de Eunápolis (BA) e plantios florestais na região. O modelo 3EV que vem sendo utilizado na Veracel, integrado à solução INFLOR Forest, é um caminho para a busca da excelência na produção florestal.

Voith 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
60%
Não Gostei
40%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário