CompararComparando...

Questões ambientais ameaçam a produção de carvão vegetal

Lendo Agora
Questões ambientais ameaçam a produção de carvão vegetal

Cássia Carneiro, da UFV, disse, durante o Coneflor, que estão querendo acabar com esta fonte de energia

21/07/2016 – A professora doutora Cássia Carneiro, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, iniciou a palestra no 5º Congresso Nordestino de Engenharia Florestal – V Coneflor – dizendo que o setor de carvão vegetal se desenvolveu, de forma organizada, nos últimos dez anos. O consumo doméstico é de apenas 1% e 99% vão para a siderurgia.

Cássia Carneiro - UFVDe acordo com Cássia Carneiro, as questões ambientais estão matando a produção de carvão vegetal por parte do Ministério Público. “É muito mais ambientalmente correto produzir o ferro-gusa, que depois é transformado em aço, por meio do carvão vegetal, do que pelo carvão mineral, que é poluidor. Isso sim é preciso ser dito”, destacou.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de carvão vegetal no mundo. Para Cássia Carneiro, o setor precisa se estabelecer, de vez, no Brasil e no mundo. Apenas 25% do ferro-gusa são produzidos com o carvão vegetal, enquanto que os outros 75% vêm do carvão mineral, que é poluidor e, ainda por cima, é importado. “Podemos nos tornar grandes exportadores, não só de carvão, mas também de pellets”, avaliou.

Segundo Cássia Carneiro, 81% do carvão são provenientes de florestas plantadas. As siderurgias não estão conseguindo consumir mais carvão vegetal por conta da crise e, ainda por cima, a madeira usada já foi a mesma para a celulose, ou seja, estavam fazendo carvão vegetal com a madeira errada. “O setor aprendeu, mas o mundo não enxergou isso e ainda nos cobram sustentabilidade. Hoje, há formas eficazes de produzir o carvão vegetal de forma sustentável”, enfatizou Cássia Carneiro.

Fonte: Painel Florestal

Voith 728
Qual é a sua impressão?
Amei
6%
Curti
88%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
1Comentários
Deixe um Comentário
  • Avatar
    Claudenir Felix da Silva
    julho 22, 2016 at 10:53

    Eng. Cássia Carneiro; qual é a quantidade de carvão necessária a ser produzida, para viabilizar financeiramente uma fábrica de carvão vegetal.? E em ordem de grandeza que investimentos são necessários.? Obrigado.

Deixe um Comentário