CompararComparando...

Reflore/MS completa 11 anos de existência

Lendo Agora
Reflore/MS completa 11 anos de existência

Associação cresce acompanhando desenvolvimento do setor florestal.

Em 06 de dezembro de 2005 nascia a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), que neste mês completa 11 anos de existência. Com a missão de congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos de suas empresas associadas, que se dedicam ao desenvolvimento sustentável com base em florestas plantadas, a Reflore/MS cresce e expande seus trabalhos contribuindo com o desenvolvimento do setor de base florestal em Mato Grosso do Sul. Para celebrar, no próximo dia 06 de dezembro, a Associação realiza sua tradicional reunião de fechamento das atividades do ano e jantar de confraternização no Hotel OT, em Três Lagoas-MS.

Um dos idealizadores da Reflore/MS, Junior Ramires, diretor da Ramires Reflortec e vice-presidente da Associação, conta que na época, o desejo era criar uma instituição que fosse capaz de representar o setor florestal em MS: “Naquele período, o estado demonstrava um grande potencial para o setor de base florestal e nós entendíamos que o segmento precisava se organizar como entidade para poder defender seus interesses”.

Junior convidou Dito Mário, atual diretor executivo da Reflore/MS, que cumulava experiências e conhecimentos sobre a área. “Aceitei o convite do Junior e começamos a trabalhar para criar a Reflore/MS. Em 06 de dezembro de 2005 fizemos a primeira reunião, já com seis empresas e, montamos a associação”, relembra Dito.

E de lá pra cá, a silvicultura vem crescendo exponencialmente em Mato Grosso do Sul, estado que hoje se destaca em nível nacional e até mesmo mundial, em alguns aspectos. Gerando oportunidades, emprego e renda, em cerca de 11 anos a área cultivada com florestas plantadas saltou de 90 mil para pouco mais de 900 mil hectares; duas fábricas de Papel e Celulose, da Fibria e da Eldorado Brasil, foram instaladas em Três Lagoas-MS (empresas que, inclusive, anunciaram em 2015 a duplicação de suas linhas de produção); uma fábrica de MDF instalada em Água Clara – MS, entre outros.

“Em 11 anos foram muitas conquistas. Com parceiros de entidades públicas e de empresas privadas, criamos o Plano Estadual de Florestas (que mostrou ao mundo as potencialidades do nosso estado), incentivamos a vinda de novos negócios e indústrias para a região; desburocratizamos o setor com a desoneração do licenciamento ambiental para área florestal, recuperamos áreas degradadas, concretizamos campanhas de controle e combate a incêndios, realizamos quatro congressos florestais, feiras e seminários; difundindo informações e quebrando paradigmas”, afirma Moacir Reis, presidente da associação, sobre algumas das atividades desempenhadas pela entidade.

Para o diretor executivo da Reflore/MS, a credibilidade alcançada pela instituição neste período foi um grande avanço. “Já avançamos muito, mas ainda temos muitos desafios pela frente: um deles é melhorar a logística e a infraestrutura do nosso estado, outro é buscar novas alternativas para o consumo da madeira; incentivando a vinda de novas fábricas e promovendo a diversificação de produtos”, pontua Dito. Moacir complementa dizendo que outro grande desafio é oferecer um ensino de qualidade, uma educação que garanta boa formação para as populações das cidades que estão sendo impactadas pelo segmento.

São 11 anos de Reflore/MS, 11 anos de história e de avanços que colocaram Mato Grosso do Sul em uma posição de destaque na cadeia de base florestal nacional e que auxiliaram o estado na diversificação de sua matriz econômica.

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário