CompararComparando...

Setor florestal segue crescendo impulsionado pela alta produtividade no plantio

Lendo Agora
Setor florestal segue crescendo impulsionado pela alta produtividade no plantio

20/10/2015 – De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná vem dando novo impulso à atividade florestal, embalado pelos novos investimentos industriais e a alta produtividade no plantio de pinus e eucalipto. Além de grandes projetos das indústrias de madeira, papel e celulose, as cooperativas agropecuárias começam a apostar nesse segmento.

“O setor de papel e celulose, que está crescendo e vive momento favorável com os bons preços internacionais, e as cooperativas, que usam a madeira na secagem de grãos e geração de biomassa, devem puxar a produção florestal no curto prazo”, disse Ortigara.

O consumo de madeira, que atualmente está em 51 milhões de metros cúbicos, cresce 7% ao ano no estado. Apesar de ser o maior produtor de pinus e o quarto maior de eucalipto do país, a produção florestal do Paraná ainda é insuficiente para atender a demanda.

Setor florestal“Para fazer frente a esse ritmo, o Paraná precisará ampliar a área em pelo menos 500 mil hectares e alcançar dois milhões de hectares nos próximos anos”, afirma o coordenador estadual de Produção Florestal da Emater, Amauri Ferreira Pinto.

O Paraná tem 1,4 milhão de hectares de florestas plantadas, de acordo com a Emater – 51% estão nas mãos de produtores rurais. “Há quinze anos, 60% das florestas eram de grandes empresas. A situação se inverteu e os produtores dominam esse cultivo no Paraná, com um grande alcance social”, disse o técnico da Emater.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná / Adaptado por CeluloseOnline

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário