CompararComparando...

SIF prepara fórum nacional de carvão vegetal e de energia de biomassa florestal

Lendo Agora
SIF prepara fórum nacional de carvão vegetal e de energia de biomassa florestal

Os dois eventos serão realizados de forma simultânea em Belo Horizonte (MG)

29/04/2016 – A cidade de Belo Horizonte será palco do Fórum nacional de carvão vegetal e do Fórum de energia da biomassa florestal, nos dias 8 e 9 de novembro de 2016.

Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento visa promover o desenvolvimento e gestão da cadeia produtiva de florestas energéticas, incentivando a busca de novos conceitos e tecnologias, gerando informações e conhecimentos sobre este segmento, bem como a sua importância na produção de energia da biomassa florestal.

A utilização dos biocombustíveis tem sido acompanhada de discussões sobre a sustentabilidade e a viabilidade financeira das cadeias produtivas. Esta tendência decorre da necessidade de reduzir os custos com energia, diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, em detrimento a redução do consumo de combustíveis não renováveis.

carvão vegetalNo Brasil, aproximadamente 25,9% do consumo doméstico bruto de energia é derivado de produtos da biomassa florestal (lenha e carvão), além de um consumo de 24,8% pelo setor agropecuário e 12,8% pelo setor industrial. Além disso, segundo a Aneel (2014), a biomassa representa 30% dos empreendimentos de co-geração em operação no país.

Vale destacar, no caso do setor elétrico brasileiro, que o agravamento da crise hídrica está instigando o mercado a buscar novas fontes para geração de energia, promovendo um interesse cada vez maior pela biomassa agroflorestal.

O evento conta com a colaboração do Painel Florestal, portal Mais Floresta, Grupo Remade, Revista da Madeira, Revista Campo e Negócios Floresta e Portal Biomassabr.

Fonte: Painel Florestal

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário