CompararComparando...

Suzano prevê encerrar ano com 452 profissionais capacitados para atuação na área Florestal

Lendo Agora
Suzano prevê encerrar ano com 452 profissionais capacitados para atuação na área Florestal

Programa Cultivar visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua 

 Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, incentiva a formação de profissionais para a Operação Florestal por meio do Programa Cultivar. Com cinco turmas em andamento, a iniciativa oferece treinamentos ministrados por profissionais do Senai e da Agilis, proporcionando aos alunos certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação. Somente neste ano, o programa já capacitou 142 profissionais e há a previsão de abertura de três novas turmas entre os meses de setembro e dezembro. Com isso, adicionalmente à conclusão das turmas em curso, o número de pessoas capacitadas chegará a 452 em 2021. 

O Programa Cultivar oferece os cursos de Operador de Máquina Florestal e Mecânico de Máquina Florestal e está diretamente conectado à meta de longo prazo da Suzano de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em suas áreas de atuação até 2030. Para isso, a empresa estimula o desenvolvimento contínuo das comunidades que estão em torno de suas unidades, gerando novos talentos tanto para a empresa quanto para o mercado.  

Com duração média de 180 horas em um período de aproximadamente três meses, as pessoas são capacitadas em etapas teórica e prática, possibilitando maior aprendizado e experiência vivencial com máquinas. Em um segundo momento, a Suzano atua para oferecer oportunidades como trainees para aqueles e aquelas que tiveram maior aproveitamento do curso e conforme a demanda operacional disponível. Esta etapa, nomeada pela companhia de “modelo escola”, tem duração média de seis meses. Passado esse período, os(as) profissionais são direcionados(as) ao campo para atuação junto ao time operacional. Atualmente, 140 profissionais da Suzano ingressaram na empresa após o programa de capacitação de mão de obra florestal, representando 64% das pessoas formadas. 

“Os números do Programa Cultivar são bastante significativos quando pensamos em novos profissionais preparados e preparadas para o mercado de trabalho e na taxa de aproveitamento dessas pessoas dentro da Suzano. Outro ponto interessante é saber que temos promovido diversidade nesse processo. Em nossas turmas temos 36% de mulheres, pessoas com deficiência, negras ou que se declaram LGBTIA+. Esperamos promover cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento de pessoas e da sociedade e, assim, continuar com nosso objetivo de gerar e compartilhar valor”, afirma Angela Aparecida dos Santos, Gerente de Gente & Gestão da Suzano.  

Os candidatos e candidatas ao programa precisam atender a alguns pré-requisitos, como idade mínima de 18 anos, ter ensino fundamental completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B, residir na região do curso e disponibilidade para participação integral das aulas. O processo seletivo inclui prova online sobre conhecimentos gerais – português e matemática –, teste com simulador, dinâmica de grupo e entrevista com a participação do time Suzano.  

Dentre os benefícios oferecidos estão bolsa-auxílio, equipamento de proteção individual (EPI), seguro de vida, uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço.  

Somente em 2021, o Programa Cultivar capacitou pessoas nos municípios de Açailândia (MA), Itatinga (SP), São Miguel Arcanjo (SP), Ribas do Rio Pardo (MS), Água Clara (MS), Teixeira de Freitas (BA) e Curvelo (MG). Há cursos em andamento neste momento em Teixeira de Freitas (BA) e até o final do ano novas vagas serão abertas em diversos estados.  

De 4 a 10 de outubro estarão abertas as inscrições para o curso de Operadora e Operador de Máquinas Florestais, com 20 vagas para o município de Teixeira de Freitas (BA). Interessados e interessadas podem encontrar mais informações e se inscreverem no Programa por meio do site https://jobs.kenoby.com/programacultivar.

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário