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Tecnologia auxilia indústrias a manterem operação em quarentena

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Tecnologia auxilia indústrias a manterem operação em quarentena

Serviços de Internet Industrial, ioT e Inteligência Artificial tiveram aumento de demanda para fábricas continuarem produção de forma segura

A pandemia da Covid-19 tem acelerado a adoção de soluções em Internet Industrial em grandes indústrias para que a produção seja mantida durante o período de distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Após o início da pandemia a Valmet, líder em tecnologias e serviço para a indústria de papel, celulose e energia, constatou um aumento em sua demanda por serviços e soluções de Internet Industrial, como os serviços remotos.

Para manter a operação durante a quarentena de forma eficaz e segura, ferramentas que seguem os conceitos da indústria 4.0., análise de dados, IoT, entre outras, têm sido a solução para manter a produção. Um de seus serviços de automação que auxiliam a indústria em tempos de trabalho remoto é o Valmet Performance Center, que são centros de desempenho onde especialistas da empresa unem conhecimento, processos e automação para oferecer suporte às fábricas de celulose, papel e cartão, tissue e energia. Outro serviço, com um nível de Inteligência Artificial, é o dos Controles Avançados de Processo, os APCs (Advanced Process Control, sigla em inglês), como também a plataforma Valmet Industrial Internet.

Com a pandemia, o serviço tem sido ampliado e clientes que preferiam atendimentos pessoais passaram a aderir ao atendimento remoto. Um caso recente foi de uma empresa na Colômbia que teve uma maquina de papel tissue parada. De forma remota, técnicos nos Estados Unidos, Brasil e Finlândia conseguiram diagnosticar e resolver o problema em menos de oito horas, no que usualmente seriam três dias, em vista que o técnico teria de ir ao local.

Ao usar especialistas externos para a solução de problemas e o desenvolvimento de processos, os recursos próprios dos clientes são melhor alocados para a execução das operações diárias. No Performance Center, uma das ferramentas oferecidas pela Valmet, são reunidos todos os especialistas da empresa – localizados na Finlândia, na Suécia, nos Estados Unidos e no Brasil – para oferecer suporte rápido e eficaz por meio de conexões remotas. Dividido em três categorias, são oferecidos, remotamente, monitoramento e otimização de processos; suporte especializado sob demanda e aplicativos industriais da Internet como serviço.

Para o gerente de vendas e produto de automação da Valmet, Angelo Silva, o período atual vai ficar marcado com iniciativas e inovações já que até então “a indústria estava ‘engatinhando’, com pouca oferta de produtos e serviços de automação. As empresas pioneiras no investimento destes produtos e serviços, serão as primeiras a colher frutos desse desenvolvimento, teremos gradativamente soluções que passaram por testes pilotos e serão otimizadas. A demanda é contínua em produzir mais, melhor e de forma mais eficiente, com o menor custo possível e de forma sustentável”, explica Silva.

“A Valmet, hoje, vem desenvolvendo tecnologia para que seus equipamentos sejam cada vez mais autossuficientes. Nossa automação já gera relatórios de gestão para vários níveis, mas, num curto prazo, teremos equipamento enviando as “demandas” para os responsáveis diretos”, informa Silva. O especialista traz um exemplo prático: “O DMM (sistema que monitora vibração), quando detecta um potencial problema, já dispara ações após verificar se tem o rolamento no estoque. Se não, já irá abrir uma demanda de reposição e alterar a rota de verificações de campo dos especialistas de confiabilidade aumentando a inspeção local”, complementa.

Demuth Rodapé
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