CompararComparando...

Valmet vai fornecer planta piloto para extração de lignina na Klabin

Lendo Agora
Valmet vai fornecer planta piloto para extração de lignina na Klabin

Valmet vai fornecer planta piloto para extração de lignina na Klabin

Para realizar testes com os variados tipos de ligninas, uma planta piloto Valmet Lignoboost será instalada no centro de tecnologia da Klabin em Monte Alegre (PR)

A tecnologia de extração de lignina da Valmet, conhecida por LignoBoost, será pioneira na América do Sul, a ser utilizada no centro de tecnologia da Klabin em Monte Alegre, no Paraná. A previsão é que as operações se iniciem ainda este ano.“A Valmet desenvolveu um conceito específico para a Klabin, o qual contempla a planta inteira dentro de um skid de estruturas metálicas. Este conceito foi desenvolvido após inúmeras reuniões técnicas, onde o time da Klabin esclareceu todas as suas necessidades. O conceito foi desenvolvido de tal maneira que a Valmet poderá comercializar, em um futuro próximo, o mesmo projeto da planta para diferentes clientes”, diz Felippe Rosa, gerente de vendas da Valmet.

A Klabin possui uma variedade de madeiras processadas em suas fábricas (eucalipto, pínus e diferentes espécies de ambos). Diferentes tipos de madeira geram diferentes tipos de licor negro que, por sua vez, produzem variados tipos de lignina.

“A Klabin é um empresa que tem forte atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, principalmente em seus produtos principais – madeira, celulose e papéis para embalagem, mas que tem aumentado a busca por novas rotas de tecnologia que utilizem os componentes da madeira na fabricação de produtos renováveis e sustentáveis, como por exemplo, a lignina – que hoje é separada no processo de produção de celulose e utilizada apenas para a geração de energia em nossas fábricas”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio de Celulose da Klabin.

Esta lignina também pode ser uma base importante para a substituição de produtos químicos que tem origem fóssil. “Essa rota de pesquisa tem sido bastante explorada por nós, com trabalhos em laboratórios, mas agora precisaremos de volumes maiores de lignina para desenvolver testes de aplicação junto a alguns clientes. A Valmet é uma companhia com bastante tecnologia e experiência e se apresentou como a melhor opção para nos auxiliar a desenvolver esse novo estágio do processo de desenvolvimento, que contempla uma planta em escala piloto para extração de lignina e que será instalada junto ao nosso Centro de Tecnologia”, explica Razzolini.

A tecnologia lançada em 2008 pela Valmet possui um conceito consolidado e com referências globais de sucesso nos Estados Unidos e na Finlândia.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 12.000 funcionários. No Brasil, a Valmet está presente com três unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Belo Horizonte-MG, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile. Mais informações em: https://www.valmet.com.br

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
60%
Curti
40%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
1Comentários
Deixe um Comentário
  • Carlos Amorim de Almeida
    março 29, 2019 at 10:44

    Ótimas notícias:
    1) ouvi falar do “projeto da lignina” em Monte Alegre, há mais de 40 anos;
    2) Suzano fortalecida com a fusão, trazendo à memória os esforços de Leon e Max Feffer;
    3) confirmada a já sabida viabilidade de nova fábrica em Ribas;
    4) Voith mantendo sua liderança e apoio ao Congresso da ABTCP.
    Abraço e parabéns à equipe da celuloseonline.
    Carlos Amorim, [email protected]

Deixe um Comentário