CompararComparando...

Veracel inova para garantir performance de equipamentos

Lendo Agora
Veracel inova para garantir performance de equipamentos

Estender o tempo de uso dos equipamentos de uma indústria por um período superior ao inicialmente projetado, sem reduzir a produtividade e um dos grandes desafios de equipes de engenharia e operação. No caso da Veracel, indústria ce celulose, os esforços das equipes se concentram em encontrar uma solução inovadora para manter o funcionamento dos equipamentos durante 15 meses sem interrupção. “O prazo de realização da Parada Geral (PG) para manutenção dos equipamentos foi ampliado de um ciclo de 12 para 15 meses. Isso nos obrigou a rever alguns processos para garantir a performance dos equipamentos por todo esse período”, explica Ronisson Lima, especialista da Gerência de Produção de Celulose da Veracel Celulose.

A equipe focou sua atenção no digestor, equipamento no qual pequenos pedaços de eucalipto (cavacos) passam por um processo térmico e químico para a produção de celulose. O digestor tem capacidade produtiva de 3.650 toneladas por dia de celulose. Ao longo dos meses, as peneiras do digestor vão acumulando resíduos orgânicos e inorgânicos, ficando obstruídas e perdendo a capacidade de extrair o licor de dentro do digestor.

A solução inovadora foi segmentar a última peneira do digestor em quatro partes e fazer um rodízio de limpeza preventiva. “Antes dessa limpeza tínhamos que diminuir a produção. Agora, ao longo de 15 meses conseguimos garantir a limpeza, evitando que a peneira apresente problemas de obstrução que possa comprometer o processo. Para isso, passamos a bloquear e limpar um quarto da peneira por vez. Depois de limpa, passamos para o segmento seguinte e assim conseguimos manter a performance operacional”, explica Lima.

Para ele, o maior ganho dessa inovação foi manter quase 100% da capacidade de extração do licor ao final dos 15 meses. “Antes do rodízio, a peneira apresentava metade de sua capacidade ao final da campanha”, esclarece.

O especialista conta que o estudo levou menos de um ano até ser apresentado durante um evento do setor. “Começamos a ser procurados por outras empresas e temos recebido especialistas para conhecer de perto a nossa solução”.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
83%
Curti
17%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário